sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Pedaço de pão causa problemas no LHC

Um pedaço de pão derrubado por um pássaro teria sido responsável pelo aquecimento do Large Hadron Collider (LHC), do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN).

imagem


Segundo o The Register, que divulgou a história, um aquecimento significativo na máquina esta semana foi causado por um problema em uma das partes externas do acelerador – a maior parte dele, com 27 quilômetros, incluindo seus circuitos, fica enterrada na fronteira franco-suiça.

O Dr Mike Lamont, que trabalha no centro de controle do CERN, confirmou ao site inglês que havia ocorrido um problema. A falha teria sido causada por um pedaço de baguete, provavelmente derrubado pro um pássaro.

O resultado foi que os imãs supercondutores, mantidos a temperaturas congelantes para garantir suas propriedades, passaram de -271,1º C para -265º C, quase atingindo o limite em que param de ser supercondutores.

Essa diferença de seis graus só não foi mais problemática porque a máquina ainda não estava operando em sua capacidade máxima. Caso estivesse, isso poderia ter causado um problema tão grave quanto o que ocorreu pouco depois dele ser ligado, no ano passado.

Nenhum comentário: